terça-feira, 17 de julho de 2012

Metas, planos e expectativas.

Terminei o primeiro post comentando que o próximo seria sobre meus planos. So, here we go!

No começo do ano eu fiz algumas metas e até comecei a cumprir, mas depois desandei. Agora vou praticamente reaproveitá-las para esse meu "projeto" de um ano.

As metas são um pouco variadas, mas criei todas visando uma melhor qualidade de vida. E aí incluo estudos, saúde, boa forma e até mesmo lazer. Sim, eu sou estranha e crio metas até para coisas que gosto de fazer =P

A idéia das metas não é criar obrigações muito menos fazer das atividades coisas chatas, mas tentar criar uma rotina na qual eu consiga conciliar varias coisas e aproveite melhor o meu tempo. Vai dizer que nunca deixou de assistir um filme ou ler um bom livro para ficar atoando na net? rs.

Ah, vale lembrar, se é que interessa para alguém, que criar as metas não é fácil. Há muito tempo participei de um projeto chamado "101 metas para 1001 dias" e com isso acabei adotando várias dicas. Os resultados (positivos e negativos) desse projeto me fizeram pensar em metas mais "consistentes". Acho que as melhores dicas são:
     1 - crie metas possíveis, mensuráveis e que dependam de você.
Não adianta nada criar metas absurdas. Querer ficar bilionário algum dia na vida é uma coisa, criar uma meta de conseguir um emprego melhor, juntar X de grana e/ou comprar um apartamento em 5 anos é outra coisa.


     2 - Subdivida as metas em quantidade ou tempo. Pense em o que, como, onde e quando vai fazer.
 Usando o exemplo acima de comprar um apartamento...Você pode estabelecer quanto vai guardar por mês, onde vai aplicar esse dinheiro (aplicação, poupança, guardar de baixo do colchão, etc), que dia do mês vai separar esse dinheiro do que você usa para outras coisas, o que vai ter que deixar de comprar ou fazer para atingir seu objetivo, etc.

Tendo isso tudo em vista, aqui vão algumas metas:
  1. Assistir um filme por semana
  2. Ler 50 paginas por semana (livros não científicos)
  3. Acompanhar um seriado (1 episódio por semana)
  4. Aula de dança (1x na semana)
  5. Exercicio fisico (5x por semana)
  6. Não comer carne (2x por semana, segunda e quarta)
  7. Não beber refrigerante e evitar açúcar e frituras
  8. Emagrecer (ideal seria 20kg, mas se eu conseguir 15 em um ano estarei mto feliz)
  9. Aula de alemão (1x por semana) + 30 min de estudo
  10. Estudar Inglês (1 tópico de gramática por semana)
  11. Ler pelo menos uma noticia seria por dia
  12. Sair com amigos pelo menos 1x por mês
É, eu sei que algumas metas parecem estranhas, mas por algum motivo preciso delas...então deixa aí =P
Na verdade, algumas tem a ver com a nova lista de 101 metas que criei. Para quem tem interesse em participar desse projeto, da pra criar uma aqui.

Provavelmente meu maior desafio vai ser emagrecer (e aí entram as metas de fazer exercício e principalmente as de comer direito), então acho que no fim vou acabar postando mais sobre isso.

De qualquer forma, as outras metas não são extremamente fáceis. Preciso controlar bem meu tempo pra conseguir fazer tudo isso + faculdade + trabalho.
Por enquanto meus horários estão tranquilos porque estou de férias da faculdade e acabei de sair do emprego. Espero continuar conseguindo tempo para tudo o que quero e preciso fazer.


Vou aproveitar os próximos 15 dias para tentar criar o hábito de fazer várias dessas coisas e me adaptar aos exercícios e a RA (Reeducação Alimentar). Provavelmente os próximos posts serão sobre esse período (difícil) de adaptação.



Wish me luck!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar =D